Apostas ATP Tour Finals Dia 4: Nadal e Medvedev em duelo crucial em Londres
"Como mencionei na previsão de terça-feira, os números do serviço de Nadal contra Alexander Zverev foram terríveis e deram peso ao argumento daqueles que consideram que ele não está sequer perto da melhor forma física."
A segunda jornada do Agassi group será o foco desta quarta-feira, e com Rafa Nadal a lutar pelo seu torneio, o nosso colunista de ténis, Dan Weston, deixa-nos com os seus palpites...
Federer e Thiem com vitórias na terça
A acção de terça-feira em Londres viu Roger Federer retomar o caminho das vitórias em dois sets sobre Matteo Berrettini, mas tivemos uma surpresa no encontro da noite com Novak Djokovic a ser superado por Dominic Thiem num encontro de altos e baixos que viu ambos os jogadores desperdiçar posições vantajosas no último set, assim como um Thiem a necessitar de uma super-performance nos break points para emergir como vitorioso.
Será interessante ver como o mercado irá sobrevalorizar Thiem no resto do torneio, não levando em conta que ele precisou de salvar seis de nove pontos de break e converter quatro em quatro para vencer o encontro.
No entanto, os resultados de ontem prepararam um espectáculo para quinta-feira com Thiem já qualificado e um jogo por disputar - eu imagino qual o preço que terias por isso antes do torneio se iniciar - com Federer e Djokovic precisando de lutar pelo outro lugar de qualificação num verdadeiro encontro de box-office. Eu discutirei este jogaço em detalhe amanhã.
Nadal precisa confirmar condição física vs Medvedev
Rafa Nadal está no mesmo barco onde Federer viajou ontem - ele precisa de vencer para evitar uma eliminação. Como mencionei na previsão de terça-feira, os números do serviço de Nadal contra Alexander Zverev foram terríveis e deram peso ao argumento daqueles que consideravam que ele não está sequer perto da melhor forma física.
Mas baseando-nos em dados de longo termo, Nadal parece ter valor a 2.245/4 para o seu embate diante de Daniil Medvedev esta tarde. Mesmo com um ajuste mediante a sua lesão, ele continua a ter ligeira valia. No entanto, não estou certo de que possamos sequer olhar a um eventual ajuste por conta de lesão aqui com tanto os comentários de Nadal como os seus números no serviço na segunda-feira a não serem propriamente causas para optimismo.
Mas se Nadal estiver a servir bem melhor e perto dos seus números deste ano (79% de pontos ganhos no primeiro serviço, 59% no segundo) mas ainda assim estiver a perder ou igualado a meados do primeiro set, talvez apostar neles com cotações acima do par possa ser de considerar como uma aposta de potencial valia. No entanto, não temos ideia se este será o caso e de uma perspectiva pré-jogo, este parece claramente um embate a evitar.
Embate renhido entre Tsitsipas e Zverev
O segundo encontro do dia também é difícil de analisar com Alexander Zverev tendo um ligeiro ascendente no mercado em relação a Stefanos Tsitsipas, com o mercado Intercâmbio a oferecer 1.8910/11 por um triunfo do germânico.
Isto é difícil porque os números do ano em serviço assegurado/breaks conseguidos tornam as cotações ajustadas, mas os números de pontos ganhos no serviço/resposta tornam Tsitsipas num favorito marginal para vencer. O grego também venceu três dos seus quatro confrontos directos, e embora esta não seja uma amostra suficientemente alta para ter real significado, vale a pena notar que Zverev até tem melhores dados de pontos ganhos no serviço/resposta apesar do seu défice de 1-3.
Para Tsitsipas ter emergido nesses encontros entre os dois, ele precisou de vencer dois de dois tiebreaks, e tem uma eficácia em pontos de break absurda em partidas muito renhidas. Portanto, isso é tendencialmente insustentável, pelo que o histórico recente entre os dois não deverá ter grande influência no jogo.
Uma vez mais, esta é um jogo no qual não me quero envolver numa perspectiva pré-jogo. Mas se tivesse que optar, iria para Tsitsipas a cotações ligeiramente superiores, mas tendo em conta a aposta pré-torneio que fizemos nele, já estou suficientemente protegido e não vou fazer nenhuma outra acção.
"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"