ATP Masters

Apostas ATP Tour Finals Dia 3: Federer forte favorito em partida crucial

Federer e Nadal começaram com derrotas em Londres...

"Muito simplesmente, Federer tem uma larga vantagem sobre Berrettini, com um ascendente de quase 5% em percentagem de serviços assegurados em piso duro/indoor nos últimos doze meses e uma ainda maior diferença de 11% na resposta."

Após a primeira jornada em ambos os grupos, o dia três do ATP Tour Finals inicia a segunda jornada no dia de hoje. Dan Weston avalia se Roger Federer pode voltar aos bons resultados...

Tsitsipas surpreende Medvedev em sets diretos


A história das vitórias em dois sets prosseguiu no ATP Tour Finals com mais do mesmo ontem, já que os dois 'underdogs' de terça-feira recolheram os aplausos. Stefanos Tsitsipas superou Daniil Medvedev em dois sets renhidos, aumentando as nossas esperanças pré-torneio. De um pré-torneio de 18.0017/1, ele já está em 11.0010/1 com Nadal continuando a deslizar no mercado para Vencedor após a sua derrota às mãos de Alexander Zverev.

Serviço de Nadal bem abaixo do normal vs Zverev


O Rei da Terra Batida mencionou antes do encontro que o seu serviço nos treinos foi prejudicado pelo seu problema abdominal e isso ficou evidente na sua percentagem de 62% de pontos ganhos no primeiro serviço e 43% no segundo serviço, e estes são números bem abaixo dos seus registos deste ano em piso duro/indoor que estão pelos 79% e 59% respectivamente. Ele irá precisar de algum modo de corrigir isto até quarta-feira e não me surpreenderia que tivéssemos de ver um espanhol alternativo a entrar em cena brevemente.

Federer forte favorito em partida decisiva


Então, provavelmente teremos Medvedev e Nadal a necessitarem de duas vitórias consecutivas nos embates restantes para se qualificarem, e o mesmo deve aplicar-se a Roger Federer. A lenda helvética saiu derrotada em dois sets equilibrados frente a Dominic Thiem no Domingo e hoje enfrenta outro outsider, Matteo Berrettini.

Uma derrota para Federer esta tarde pode significar uma eliminação teórica do torneio, portanto não surpreende que os mercados considerem mais provável uma vitória do suíço hoje, sobre o italiano, Berrettini, do que propriamente frente a Novak Djokovic. Eles vão guardar isso para quinta-feira, naquele que eles esperam ser um jogo decisivo para Federer frente a um rival de elite.

Tanto Federer quanto Djokovic são altamente favoritos para vencerem os seus respectivos jogos do dia, e o meu modelo torna os seus preços virtualmente claros. Já falei algumas vezes anteriormente sobre confrontos entre jogadores do top-10 em grandes torneios raramente terem valia pré-jogo - as suas forças e fraquezas são muito bem conhecidas e tidas em conta pelo mercado - e eu concordo plenamente com a linha de mercado de 1.201/5 para Federer no dia de hoje.

Muito simplesmente, Federer tem uma larga vantagem sobre Berrettini, com um ascendente de quase 5% em percentagem de serviços assegurados em piso duro/indoor nos últimos doze meses e uma ainda maior diferença de 11% na resposta, e isso simplesmente parece uma grande diferença de habilidade entre os dois para esta tarde.
Eles encontraram-se nos Oitavos de Final em Wimbledon este ano e Federer cedeu apenas cinco jogos a caminho de um triunfo por 3-0, e os seus apoiantes estarão à espera de algo similar hoje.

Djokovic com vantagem similar face a Thiem


No jogo desta noite, Djokovic está cotado com preço semelhante em torno de 1.222/9 para bater Dominic Thiem, apesar do austríaco se ter portado bem nos seus confrontos anteriores. Djokovic comanda o frente-a-frente por 6-3 com Thiem vencendo mesmo três dos últimos cinco (mas todos em terra batida) e com isto em mente é difícil tirar grandes conclusões desses encontros mais recentes - eles não têm grande relevância para o tipo de partida, e de piso onde se irão enfrentar esta noite.

No jogo Federer vs Berrettini, eu estabeleci que temos uma diferença de cerca de 16% combinada entre serviço/resposta entre os dois jogadores e existe uma diferença relativamente idêntica também entre Djokovic e Thiem para hoje, o que obviamente reforça a minha ideia de que o mercado tem preços perfeitamente ajustados.

A única real diferença que espero no duelo Djokovic vs Thiem é que seja mais direccionado para os jogos de resposta do que o de Federer vs Berrettini, mas certamente que não haverá muita valia pré-jogo nos encontros do dia no Borg group.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"