Tênis

Apostas ATP Tour Finals: Tsitsipas pode tirar partido de problemas físicos de Nadal

Novak Djokovic é o grande favorito no ATP Tour Finals 2019

"Com a condição de Nadal em dúvida, Tsitsipas é mais do que capaz de se juntar a Medvedev nos dois primeiros lugares do seu grupo."

O evento que encerra a temporada de ténis inicia-se este Domingo em Londres, com a O2 Arena a receber o ATP Tour Finals. O nosso colunista de ténis, Dan Weston, analisa os participantes...

Tour Finals encerra a temporada no circuito ATP


Um dos meus torneios favoritos da temporada de ténis, o ATP Tour Finals, acontece na magnífica O2 Arena em Londres durante a próxima semana, com o torneio a começar este Domingo, e com a Final a ter lugar no Domingo seguinte. É um dos meus torneios favoritos por uma série de razões - primeiro pela elevada qualidade dos participantes, com pelo menos nos anos mais recentes, campeões 'outsiders', mas também porque é normalmente um excelente final de época e assinala o tempo de descansar um pouco e recarregar baterias!

Condições devem favorecer Federer em detrimento de Nadal


As condições de jogo em Londres têm, historicamente, tido velocidade mediana para pisos duros em indoor, embora isso seja obviamente muito mais rápido tendo em conta que os pisos duros indoor são o segundo mais rápido tipo de court no ténis a seguir à relva, o que dos três jogadores de elite em cena, deve favorecer mais Roger Federer do que Rafa Nadal. Novak Djokovic exibe um nível extraordinariamente alto em qualquer piso em geral, independentemente das condições e venceu aqui em quatro temporadas consecutivas, entre 2012 e 2015.

Djokovic destacado favorito ao título


O mercado para Vencedor concorda com essa conclusão, cotando Djokovic como favorito ao título, a 2.1211/10. Ele é um forte favorito sobre Federer, e Daniil Medvedev, com o mercado avaliando ambos a 5.709/2, e Nadal, que reagiu com precaução ao falar sobre a sua lesão abdominal que o obrigou a desistir nas semifinais de Paris na semana passada, não está muito bem cotado junto do mercado, derivando até 9.208/1 por conta das dúvidas em relação ao seu estado.

Os jogadores estão divididos entre dois grupos, jogando três partidas nessa fase para determinar quem estará nas Meias-Finais de Sábado, com os dois primeiros de cada grupo a seguirem em frente.

Agassi Group


Rafael Nadal (1º cabeça-de-série, cotações de 9.208/1): O Rei da Terra Batida não é muito conhecido pela sua qualidade em pisos mais rápidos, e o seu já mencionado problema abdominal também não tende a ajuda-lo. Não seria uma grande surpresa se ele nem sequer chegasse a completar o seu calendário aqui e dos quatro jogadores com preços abaixo da dezena, ele parece ser claramente o mais vulnerável na minha visão.

Daniil Medvedev (4º cabeça-de-série, cotações de 5.709/2): As melhorias de Medvedev este ano foram espantosas, vindo de um top-20 no início da época até forjar reais hipóteses de ultrapassar Roger Federer na terceira posição neste evento. As suas estatísticas estão em linha com a sua ascensão no ranking - ele é o homem do momento - e para mim, ele deveria ser um sólido favorito para vencer este grupo devido à lesão de Nadal.

Stefanos Tsitsipas (6º cabeça-de-série, cotações de 18.0017/1): Eu escrevi em imensas ocasiões sobre Tsitsipas esta época, e não me lembro de uma ocasião em que ele tivesse considerável valia pré-encontro. No entanto, embora o considere normalmente sobrevalorizado pelos mercados, poderemos ter aqui uma hipótese - ele melhorou bastante em pisos indoor este ano (pontos ganhos no serviço/resposta de 107%) e com a condição de Nadal em dúvida, Tsitsipas é mais do que capaz de se juntar a Medvedev nos dois primeiros lugares. Um registo de 0-5 frente ao russo é, obviamente, uma preocupação, mas eu penso que ele tem alguma valia no mercado para Vencedor a 18.0017/1 com uma visão para um potencial Cash Out mais à frente no torneio.

Alexander Zverev (8º cabeça-de-série, cotações de 19.0018/1): Um vencedor surpresa aqui no ano passado, mas eu considero Zverev o mais fraco deste grupo. Ele não jogou muitos torneios indoor esta época e o seu nível geral é inferior ao dos outros três naquela que talvez tenha sido uma temporada decepcionante (de acordo com as expectativas) para o alemão. Ele só venceu uma vez em toda a época frente a jogadores do top-10, o que pode ser um problema no futuro - ele irá precisar de encaixar pelo menos quatro vitórias consecutivas frente a opositores deste calibre na próxima semana.

Borg Group


Novak Djokovic (2º cabeça-de-série, cotações de 2.1211/10): Djokovic é o segundo pré-designado, mas claramente o principal favorito. Estatisticamente, ele tem melhores dados a curto e médio prazo do que os seus rivais, e parece ter ascendente de forma e e preparação física sobre eles também, com Nadal a ter de desistir em Paris durante o torneio e Federer a nem sequer participar no mesmo. Ele é claramente o jogador a abater.

Roger Federer (3º cabeça-de-série, cotações de 5.709/2): Embora Federer nunca possa ser descontado nos maiores palcos (particularmente em jogos à melhor de três sets) e em condições rápidas, eu penso que o seu preço de mercado não está muito fora de linha. Ele deve surgir fresco após abdicar de Paris, mas eu pergunto-me se ele está na melhor condição física no final de mais uma temporada. Estatisticamente, ele é provavelmente o segundo favorito para o torneio, na minha opinião e seria uma grande surpresa se ele não conseguisse juntar-se a Djokovic na meias-finais a partir deste grupo.

Dominic Thiem (5º cabeça-de-série, cotações de 21.0020/1): O austríaco tende a desiludir tanto em pisos mais rápidos quanto nas fases finais de temporada, mas ele claramente superou as minhas baixas expectativas nele no último mês ou dois. Poderá claramente obter um triunfo enquanto underdog, mas as chances de potencialmente bater tanto Djokovic como Federer neste grupo parecem-me demasiado remotas.

Matteo Berrettini (7º cabeça-de-série, cotações de 70.0069/1): Berrettini faz a sua primeira aparição neste torneio e é o verdadeiro 'outsider' no torneio a um enorme preço pré-evento. Mas olhando aos dados do jogador, eu não o tenho num nível muito abaixo de Zverev, e verificando a sua gigantesca evolução durante este ano, parece-me improvável que ele receba lições - não me surpreenderia que ele conseguisse pelo menos uma vitória esta semana.

Portanto, com os oito candidatos ao título apresentados antes do início do evento, eu irei regressar com previsões diárias durante esta semana para discutir os dois encontros de cada dia, e discutindo temas quentes que possam surgir no decorrer do torneio.

"Se gostou de nosso artigo, compartilhe em suas redes sociais"

DICA DE APOSTA