Política

Plantão Betfair: prévia do debate eleitoral entre Kamala Harris e Donald Trump

Veja as questões que provavelmente dominarão o primeiro - e possivelmente o único - debate na TV entre Donald Trump e Kamala Harris, assim como as odds da Betfair para quem deverá ganhar a corrida eleitoral nos Estados Unidos.

Donald Trump e Kamala Harris participarão do debate promovido pela ABC News nesta terça-feira, 10/9, a partir das 22h (horário de Brasília), como transmissão para o Brasil pela CNN, GloboNews e Disney +.



Em junho passado, já houve um debate entre Joa Biden e Donald Trump, que influenciou na desistência de Biden da corrida presidencial, devido a sua péssima performance e consequente pressão do seu próprio partido e eleitorado para ceder o seu lugar na disputa à vice-presidente Kamala Harris.

Após a confirmação de Harris pelo Partido Democrata, as odds da Betfair se establizaram em um equilíbrio quase que absoluto, com um leve favoritismo para Donald Trump:

Donald Trump vence as eleições presidenciais @ 1.834/5 na Betfair Esportes

Kamala Harris vence as eleições presidenciais @ 2.001/1 na Betfair Esportes

No entanto, sabemos que o debate de logo mais pode alterar drasticamente estas probabilidades.


Postura de Trump pode ser decisiva


A estratégia de ser agressivo com seus concorrentes nas primárias do Partido Republicano no passado foram eficientes nesta etapa de escolha interna do candidato à presidência, mas mostrou-se danosa para a sua campanha nos debates contra os candidatos do Partido Democrata, especialmente nas últimas eleições. No entanto, Trumpo mostrou uma clara evolução nos debates mais recentes, especialmente naquele contra Biden, quando se mostrou mais disciplinado e focado nas mensagens de campanha.

Nesta terça, se há alguém que possa tirar Trump de uma provável estratégia de assumir uma postura mais comportada, essa é Kamala Harris.


Harris evoluiu desde 2020


Kamala Harris tem um histórico mais recente nos debates de âmbito nacional e não foi tão bem no processo de nomeação do Partido Democrata para o cargo de vice-presidente, na chapa de Joe Biden. No entanto, ao debater com o então vice e Trump, Mike Pence, em 2020, Harris foi ao menos firme.

Mais recentemente, a candidata à presidência navegou bem em entrevistas, principalmente quando questionada sobre temas 'espinhosos' que costumam ser abordados por Trump, como a identidade racial de Harris. Seu discurso de aceite da indicação do Partido Democrata mostra que Kamala Harris está bem preparada para o que poderá surgir nesta terça.


Economia e imigração devem dominar o debate


As questões econômicas deverão ser fortemente abordadas por ambos os candidatos. As políticas da atual gestão sobre aumento abusivo de preços e tributação dos ricos têm apelo popular mas há um sentimento de que os americanos sofreram com o aperto em seu poder de compra, no retorno da administração do Partido Democrata. Donald Trump deverá explorar a retórica de que as famílias se sentiram melhor sobre a economia em eu mandato.

Trump também deverá se concentrar implacavelmente na questão imigratória. No entanto, o governo Biden elaborou um projeto de lei bipartidário para lidar com isso, apenas para ser frustrado pelos republicanos, que disseram abertamente que Trump queria usá-lo como uma questão eleitoral.

Nas pesquisas de eleitoriais nos EUA, Kamala Harris desponta como a favorita para vencer, o que poderá ser confirmado caso Trump não desempenhe bem no debate de logo mais. Do lado de Harris, um bom desempenho poderá fazê-la subir significativamente nas odds da Betfair.


Onde assistir ao debate presidencial dos Estados Unidos?


    - CNN
    - GloboNews
    - Disney +


As cotações são atualizadas periodicamente e estão sujeitas a alterações.


5c38beaedaa867924ab5d1bda28d3ef86e10fd67.jpeg