Plantão Betfair: divididos, brasileiros que moram nos EUA projetam candidato eleito e criticam a imigração e a economia
A Betfair entrevistou a comunidade brasileira em Nova Iorque para saber as percepções da eleição de 5 de novembro e a avaliação sobre os dois candidatos.
A Betfair, uma das maiores casas de apostas do mundo, foi até os Estados Unidos entrevistar brasileiros para comentar sobre suas perspectivas para a eleição para presidente, disputada entre Donald Trump e Kamala Harris. Em um vídeo especial realizado em Nova Iorque, a comunidade brasileira falou sobre sua preferência nesta eleição, além da opinião sobre como os postulantes ao cargo abordam pautas como economia e imigração.
O estado de Nova Iorque é considerado um dos cinco estados americanos com a maior população de brasileiros nos Estados Unidos. Apenas na região metropolitana da cidade, estima-se que vivam 400 mil brasileiros, fazendo com que a Rua 46 entre a 6th e 7th Avenue seja conhecida como a "Little Brazil" (pequeno Brasil) dentro dos EUA. De acordo com os brasileiros residentes no condado, há uma vantagem de votos favoráveis a Donald Trump na eleição do dia 5 de novembro.
Savu Savulescu, brasileiro de 47 anos que mora desde pequeno na cidade, diz que seu voto nessa eleição será em Donald Trump.
- Nasci no Rio, mas fui criado aqui em Queens. Tenho muita gratidão aos Estados Unidos por me receber tão bem. Sobre as eleições, não tenho uma previsão do que vai acontecer não. Estou um pouco preocupado. Acho que tem muita fraude. Meu voto é Donald Trump. Donald Trump, com certeza.
Questionados pela Betfair sobre as políticas de imigração dos candidatos, os brasileiros se mostraram preocupados com o tema, mas não da forma esperada. Segundo João Carlos, 61:
- A imigração nos últimos anos está totalmente fora do controle.
E para Corina Brasil, 61, essa alta na imigração tem sido um verdadeiro problema para os residentes dos EUA.
- Causa violência, as pessoas que não têm motivo de estarem aqui, desabafa.
Sérgio Lago, de 57 anos, aponta que tanto Trump como Kamala podem ter dificuldades de reestruturar a economia dos EUA.
- Não consigo te dar esse palpite sobre quem leva as eleições. Nós estamos numa confusão tão grande que a gente não sabe onde é que a economia desse país vai parar nos próximos sete, oito meses. Nós estamos com uma dívida alta. Na verdade, acho que nenhum dos dois (postulantes) consegue consertar o problema que a América tem agora, comentou Lago à Betfair.
Carlos Rocha, 62 anos, e João Carlos, que moram nos EUA há mais de 20 anos, afirmam que o grande problema para quem vive atualmente nos Estados Unidos é a alta da inflação.
- Bom, com certeza, equilibrar a economia americana é uma das coisas mais necessárias para a gente aqui nos Estados Unidos. Nós estamos agora com a inflação aqui muito alta, avaliou Rocha.
Já João Carlos sente a diferença ao abastecer e nas compras de mercado.
- Aumentou muito a gasolina, aumentou muito nas compras de supermercado, os preços aumentaram muito de uns tempos para cá.
Eliene Dias, 46, diz que muitos brasileiros devem votar em Donald Trump no próximo dia 5 de novembro:
- Pelo que eu vejo aqui, a maioria dos brasileiros vai votar no Trump.
Já Agnaldo Rosa, 53, levanta um ponto de vista diferente.
- Eu sou Democrata, brasileiro é Democrata, ele diz.
O mesmo também acredita que as eleições na realidade, já estão decididas.
- Já está definido, mas quem é que vai ganhar é surpresa, ele completa.
Para acompanhar o vídeo completo das entrevistas com brasileiros em Nova Iorque, acesse o canal da Betfair no YouTube.